10.8.08

"Vou dar uma volta... ao Mundo!"

Neste mundo cada vez mais pequeno, viajar é sinónimo de respirar.

Porque hoje em dia se perde o espírito da aventura, da descoberta, encavalitada na desculpa e ilusão de que pouco mais há para se descobrir e conhecer.

Viajar é muito mais que apenas um acto externo de descoberta. Viajar na sua essência é, principalmente e antes de tudo, uma auto-descoberta.

Colocados num ambiente novo, deslocados do nosso berço, da nossa zona de conforto, com culturas, línguas e paisagens diferentes, onde muito nos é desconhecido, vemo-nos forçados a
despir o acessório em favor do essencial, simbolicamente nascendo outra vez.
E isso é uma das experiências mais reveladoras e liberantes de sempre.


Assim sendo, até é fácil perceber o que levou o João a abandonar o emprego, a entregar a sua casa a uma agência imobiliária e a partir à aventura numa Volta ao Mundo.

Toca-me a coragem que teve em seguir o pulsar do seu coração. Sim porque uma Volta destas não se faz por capricho e quem conhece o João, reconhecerá também nele aquele distinto brilho (ao mesmo tempo calmo, eufórico e confiante) que lhe surge no olhar, sempre que se fala em viajar.
O mesmo brilho puro, vindo de dentro, que muitas vezes encontramos no olhar de uma criança.

O site do João está em http://www.emviagem.net/
Lá encontram fotografias excelentes tiradas nas muitas viagens de anos anteriores e também, entre outros, conselhos práticos para quem esteja a pensar fazer uma à aventura.
O blog da viagem, qual traveller's diary, também existe em http://www.blogemviagem.blogspot.com/

Se puderem visitem.

Mas mais importante ainda,
se puderem viajem!

2 Comments:

João Roque said...

Muito curioso; vou tentar seguir o rumo...
Abraço.

paulo said...

adoro a viagem como auto-descoberta!
este tipo de viagem sempre me fascinou. talvez um dia, parta à aventura em grande escala como o João que por enquanto tem sido tudo muito nos "arredores". mas é um excelente conselho!

abraço